Empreendedores

Como montar uma loja de presentes -【GUIA COMPLETO 2022】

Emily Clemes

|

18/04/2022

|

8 min de leitura

|

Voltar

Como montar uma loja de presentes -【GUIA COMPLETO】
8 min de leitura

Você pretende saber como montar uma loja de presente ou como montar um bazar de variedades? Neste texto falaremos sobre o que é necessário para montar uma loja de presente entraremos dicas de planejamento financeiro de vendas e de marketing.

Então se esse assunto te interessa fique com a gente até o final para descobrir tudo sobre como abrir uma loja de presentes.

Como montar uma loja de presentes

Para montar uma loja de presentes você precisa ter criatividade! A vantagem de montar uma loja de presente é que você pode trabalhar com diversos produtos e com diversos público-alvo. Geralmente os outros tipos de lojas trabalham com um determinado produto e tem um público mais reservado como crianças ou adultos, homens ou mulheres e assim por diante.

Ao pensar em como montar uma loja de presentes você pode dividir sua loja por setores e colocar presentes tanto para homens quanto para mulheres e assim atender  todas as faixas etárias para que sua loja seja bastante visitada e com isso tenha bastante lucro.

Outra vantagem de como montar uma loja de presente é que você já pode pensar em outras áreas  relacionadas a isso, por exemplo, como montar uma loja de cestas e presentes ou como montar uma loja de embalagens para presentes ou se preferir pode juntar tudo isso em uma só loja, como explicamos o segredo de como montar uma loja de presente é a criatividade.

Qual o tamanho do mercado?

O mercado relacionado a loja de presente é grande e portanto bem concorrido! O segredo para competir com a concorrência é trazer a Inovação.

Um exemplo de como você pode Inovar é montar um plano de negócio para investir em produtos de qualidade, mas que ao mesmo tempo você consiga vender com preço que caiba no bolso dos seus clientes.

Outro ponto muito importante é a localização quando você tem como montar uma loja de presente uma das primeiras coisas que você deve analisar é onde o seu público-alvo reside, caso seja o público em geral você pode optar por montar sua loja de presentes em um local movimentado como no centro da cidade ou no local que acontece um grande fluxo de pessoas diariamente na sua cidade.

Concorrência de uma loja de presentes

Para qualquer tipo de empreendimento existem quatro tipos de concorrência. O primeiro são os concorrentes diretos, ou seja, aqueles que vendem os mesmos produtos que vocês e tem o mesmo público-alvo de sua loja.

O segundo tipo são os concorrentes indiretos que podem vender os mesmos produtos que ou similares, mas que também trabalham com outras áreas.

O terceiro são os concorrentes que chamamos por substituição esses concorrentes não precisam necessariamente vender mesmo produto que você vende em sua loja, mas eles têm o mesmo objetivo que você, e buscam pelos mesmos clientes.

Já o quarto são os correntes que surgem através da tecnologia onde empresas digitais e sites fazem suas propagandas e facilitam para que os clientes realizem suas compras com facilidade e sem sair de casa.

Como escolher a localização ideal?

Como explicamos um pouco acima, uma das coisas que você deve se preocupar ao pensar em como montar uma loja de presentes e com a localização.

Para saber a localização ideal para sua loja você deve pensar em seu público alvo! Já vimos que loja de presentes pode ter vários tipos de público, mas se você preferir você também pode trabalhar apenas com um tipo de público.

Vamos supor que você escolha as crianças para ser seu público principal nesse caso a localização ideal seria perto de um parque uma escola ou um local onde os responsáveis pelas crianças passem com frequência assim toda vez que passar em frente sua loja lembraram que você oferece o que eles desejam ou precisa.

Como abrir loja de presentes nos aspectos legais

Legalmente para você abrir uma loja de presentes ou qualquer outro tipo de loja você precisa ter um cadastro Nacional da Pessoa jurídica (CNPJ).

O CNPJ é composto por 14 números que formam o registro da pessoa jurídica assim a pessoa pode abrir um negócio de forma legal.

Existem vários tipos de CNPJ, para descobrir qual é o melhor CNPJ para sua loja você deve se encaixar nos requisitos desse CNPJ, e caso tenha dúvidas ou dificuldade sobre como abrir um CNPJ ou em como abrir uma empresa você deve procurar um escritório de contabilidade e um contador para te auxiliar.

Aqui na plataforma 4 mãos podemos te conectar com até quatro contadores! Basta entrar em nossa página e fazer um simples cadastro que em até 24 horas os nossos contadores entrarão em contato com você.

Temos também conteúdos exclusivos sobre CNPJ assim você pode descobrir quais são eles e como abrir o seu, e também escrevemos conteúdos sobre viabilidade econômica e dicas de empreendedorismo, então se você esta começando agora corra no nosso blog do empreendedor para conferir essas dicas.

Produtos que mais vendem em uma loja de presentes

Sabemos que existem vários tipos de presentes, especialmente nas datas comemorativas como: aniversário, dia dos Namorados, dia das Mães, dia dos Pais, dia dos Professores…. E isso faz com que os produtos das lojas de presentes sejam sempre diversificados, mas existem sim aqueles produtos que são mais vendidos nas lojas de presentes e eles são:

  • Flores
  • Brinquedo
  • Livros
  • Bijuterias
  • Pelúcias
  • Objetos para decoração
  • Porta-retratos
  • Canecas
  • Cremes corporais

Vale dizer que um ponto importante para saber qual é o produto ideal para expor em sua loja é conhecer bem os seus clientes para oferecer produtos inovadores que sejam do agrado dos clientes.

Plano financeiro para uma loja de presentes

Ter um plano financeiro é fundamental ao falar de como montar uma loja de presentes, pois o plano financeiro é o alicerce de qualquer tipo de empreendimento.

O planejamento financeiro traz uma vida financeira saudável a sua empresa e fica mais fácil para tomar decisões. Você pode escolher entre fazer um plano financeiro em curto ou em longo prazo o importante é fazer, porque nele deve conter os seus:

  1. Objetivo e metas;
  2. Seus custos e despesas;
  3. Todas as movimentações financeiras
  4. E nele também você deve analisar o cenário econômico.

Fazendo um plano financeiro de sua empresa você fica mais seguro em casos de crises financeiras ou econômicas além de saber qual o investimento para montar uma loja de presentes.

Leia também

Estrutura necessária para uma loja de presentes

Para começarmos a falar da estrutura de sua loja você tem que ter definido algumas questões.

Primeiro definir sua  mercadoria, segundo seu público-alvo e depois o local, com essas três questões resolvidas nós podemos partir para os próximos passos.

Os próximos passos são a analise do mercado, conhecer bem seus concorrentes, escolheram nome de lojas para presentes e variedades, buscar um local com tamanho bom, definir qual será a equipe e claro, investir no Marketing de sua empresa. Esses são pontos importantíssimos para a estrutura de sua loja de presentes.

Fornecedores de artigos de decoração e presentes

Existem muitas lojas de atacado voltadas  para área de loja de presentes e com o avanço da tecnologia e o fácil acesso à internet é possível encomendar suas mercadorias sem nem mesmo sair de casa através de diversos sites, mas se você preferir existe também as lojas físicas.

Algumas ideias de fornecedores sobre como montar uma loja de presentes são:

  • AliExpress;
  • Presentes atacado;
  •  25 de Março
  • Brás.

Como criar diferenciação para uma loja de presentes

Lembra que falamos no começo desse texto que para criar uma loja de presente e vencer a concorrência era preciso criatividade? É aqui que precisamos colocar a criatividade em prática!

O fato de conhecer quem são seus concorrentes ajuda você a criar algo diferente para chamar a atenção dos clientes, mas para isso você precisará conhecer muito bem quem é o seu público-alvo, pois não adianta tentar colocar um produto em sua loja em que o seu público-alvo não tem interesse, então na hora de diferenciar a sua loja das demais seja criativo.

Plano de Marketing para loja de presentes

Para criar o seu plano de marketing de sua loja de presentes e fazer sucesso você tem várias alternativas. Uma delas é os tradicionais panfletos, ou se preferir você pode divulgar nas redes sociais e até mesmo que é uma loja virtual em um site, assim você alcançará não só as pessoas que passam na frente da loja, mas também aqueles que estão à distância.

Algo legal a se fazer e também ajuda na divulgação de sua loja é fazer algo no dia da inauguração assim e as pessoas ficaram curiosas e através dessa curiosidade conheceram seu negócio.

Plano de vendas para montar uma loja de presentes

Para fazer com que o plano de venda de certo você precisa preparar sua equipe, se necessário oferecer um treinamento, você deve traçar objetivos, obter informações, ter em mente a questão de demanda e oferta e claro que é preciso definir os recursos necessários para que tudo isso ocorra bem e traga bons resultados.

Agora que você já descobriu como montar uma loja de presente é só por essas dicas em entrar e começar a ver os resultados que elas trarão a você.

Como abrir uma empresa

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.