Empreendedores

Como surgiu o dia do contador?

Emily Clemes

|

04/05/2022

|

4 min de leitura

|

Voltar

dia do contador
4 min de leitura

Com certeza você já ouviu falar do com importante é a profissão de um contado, mas você sabia que existe o dia do contador? Sabe qual o dia do ano que é comemorado?

Sabemos que muitas pessoas têm a curiosidade de saber qual é o dia do contador e também desejam saber o que um contador faz é por essa razão que resolvemos trazer esse conteúdo e para você saber como surgiu o dia do contador.

Qual é o dia do contador?

Dia 22 de setembro é comemorado o dia do contador, esse dia surgiu em homenagem ao primeiro curso de ciências contábeis e isso porque já existia cursos técnicos na área da contabilidade, mas que não eram considerados como ensino superior.

Em 1945 quando a Universidade Federal de Minas Gerais considerou o curso de ciências contábeis como um superior e o presidente Getúlio Vargas que governava na época, assinou o decreto da lei n° 7988 foi criado o dia do contador.

Então desde 1945 no 22 de setembro é comemorado o dia do contador, porém ainda existem outras datas durante o ano que se comemora a profissão contábil, que veremos mais sobre elas durante esse texto.

Conheça os dias mais importantes para o profissional Contábil

Antes de continuarmos falando sobre o dia do profissional da contabilidade, vamos falar um pouco sobre quais os serviços que os contadores prestam.

Sem dúvidas os contadores tem um papel muito importante na empresa, é por isso que existe contabilidade para empresa de serviços entre outras áreas.

Ao contratar um contador profissional ele  pode  te ajudar em:

  • Abrir empresa;
  • Regularizar seu CNPJ;
  • Criar um CNPJ;
  • Cuidar das finanças;
  • Montar  e analisar um DRE;
  • Cuidar da saúde de sua empresa;
  • Etc.

 é claro que além desses pontos principais um contador pode fazer muito mais pela sua empresa e também por você como pessoa física. E é por ser uma profissão tão importante que tem várias datas comemorativas.

22 de setembro: o Dia do Contador

A primeira data para lembrar dessa profissão tão complexa é o dia 22 de setembro que como citamos acima é o dia que se comemora a questão da ciências contábeis ser considerada um curso superior.

Com certeza essa foi uma conquista e tanto! Então agora que você já sabe se você conseguir um amigo computador não se esqueça de dar os parabéns para ele todo dia 22 de setembro.

 Leia também

12 de Janeiro: Dia do Empresário Contábil

Depois de 66 anos que o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto que tornou a ciências contábeis no curso superior, em 2011 o deputado federal Arnaldo Faria de Sá criou também o dia do empresário Contábil.

Isso porque o deputado reconheceu o quão importante é a contabilidade para as empresas e assim valorizou os empreendedores da contabilidade criando o dia do empresário contábil.

25 de abril: Dia do Profissional da Contabilidade

O dia 25 de Abril é considerado como o dia do profissional da contabilidade, que antes era chamado de “o dia do contabilista”,  mas com o passar dos anos a medida que a profissão foi se evoluindo o nome também mudou, então deixou de ser chamado de “o dia do contabilista” e passou a ser chamado” dia do profissional da contabilidade”.

O dia do profissional da contabilidade foi criado em 1926 por João Lyra, contudo só foi oficializado em 1979 pela lei estadual de nº 1989.

20 de novembro: Dia do Técnico em Contabilidade

Você se lembra que explicamos o dia 22 de setembro foi criado para comemorar o título de ensino superior para a ciências contábeis por quê na época só existia técnico em contabilidade?

Após criar o dia do contador para aqueles que são bacharel em contabilidade, criaram também no dia 20 de novembro o dia do técnico em contabilidade que é para aquelas pessoas que não possuem Bacharel na área e sim um curso técnico.

A diferença entre os dois é que quem possui técnico em contabilidade não pode atuar em alguns casos, já aquele que é bacharel pode lidar com todas as situações que envolva o escritório de contabilidade.

Afinal qual o dia do contador?

Se você chegou até o final desse texto você já sabe que o dia do contador oficial é dia 22 de setembro, mas que também existem outros dias para lembrarmos o quão importante é a Ciências contábeis.

Se você está à procura de um escritório de contabilidade mais próximo você precisa visitar nossa página para que possamos te conectar com até 4 contadores de forma gratuita, assim você poderá receber até 4 orçamentos! Basta entrar na nossa página e clicar em “encontre um contador” e você será redirecionado para outra página onde deverá informar a sua região, assim em menos de 24 horas os contadores entraram em contato com você.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.