Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4mãos
Transformar uma ideia de negócio em uma empresa não é simples. Além de ter que verificar a viabilidade do negócio, o empreendedor ainda precisa se atentar aos pontos contábeis para abertura de empresa.
Essas questões são fundamentais para que o negócio possa operar, ter acesso a crédito, emitir notas fiscais, contratar funcionários, entre outras necessidades. É lógico que o empresário não terá tempo para se dedicar a tantas tarefas, por isso, é fundamental que ele contrate um contador para orientá-lo.
Contudo, para ajudá-lo a entender melhor o que são essas obrigações contábeis, recomendamos a leitura deste artigo. Boa leitura!
Todo negócio precisa definir a sua natureza jurídica, independentemente se ele tem como objetivo final a geração de lucro ou se é uma organização sem fins lucrativos.
Um empresário que tem dificuldades para definir (ou descobrir) a sua natureza jurídica pode perder muito tempo preparando uma papelada que, no final das contas, não será útil. Por isso, é melhor explicar o seu negócio para um contador, para que ele o ajude.
Um segundo tópico da nossa lista de pontos contábeis para a abertura de empresa é o contrato social. O contrato social formaliza a intenção de abrir uma empresa em sociedade com outra pessoa.
Nesse documento, é especificada a divisão entre os sócios, o valor do investimento realizado por ambos, o quanto da margem de lucro cabe a cada um etc.
O contrato social é registrado na junta comercial do seu estado. Esse documento não é definitivo, podendo ser alterado posteriormente, caso algo aconteça, como a chegada de um novo sócio, por exemplo.
Trata-se de um documento emitido pelo governo municipal, sendo o registro que autorizará o funcionamento do seu negócio. Nesse caso, as exigências para conseguir o alvará de funcionamento dependerão da atividade desempenhada pela empresa.
Em alguns casos, serão necessárias vistorias realizadas por representantes de entidades de fiscalização, como a vigilância sanitária, institutos ambientais ou o corpo de bombeiros.
Falhas nessa etapa podem fazer com que o empresário perca o seu tempo com vistorias desnecessárias. Para o governo, isso também não é interessante, por isso, é sempre bom conversar com um especialista para evitar erros na hora de solicitar um alvará.
Como vimos, os pontos contábeis para abertura de empresas são muitos — e podem fazer com que os empreendedores cometam erros, pois serão novidades para aqueles que estão começando a empreender.
Por isso, se a sua ideia de negócio já está pronta para virar uma empresa, aproveite e converse com um contador. Você pode cadastrar a sua demanda aqui na 4 Mãos e ter acesso ao melhor time de contadores do mercado!
Redator na empresa 4 mãos, oferecendo insights perspicazes, análises aprofundadas e orientações práticas para um público diversificado que inclui empreendedores visionários, empresários dedicados e entusiastas ávidos por tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.