Afinal de contas, quais são os benefícios de se abrir uma empresa?

O Brasil tem mais de 20 milhões de empresas. Esse número mostra a vocação empreendedora do povo brasileiro, conhecido mundialmente pela sua criatividade. Mas, qual serão os benefícios de abrir uma empresa? Por que tantas pessoas desejam empreender?

Muitos caminhos podem levar um indivíduo a esse destino. Um deles é o desejo de criar algo, de oferecer alguma solução para uma demanda da sociedade. 

Para que você possa refletir sobre esse assunto, entendendo porque vale a pena abrir uma empresa, publicamos este artigo. Leia com atenção!

Benefícios de abrir uma empresa formal 

Em primeiro lugar, é necessário entender que abrir uma empresa exige formalização. Dessa forma, o empreendedor terá acesso a uma série de benefícios, vamos conhecer alguns?

Crédito 

Nem sempre o indivíduo dispõe de todo capital necessário para tirar sua ideia do papel. Caso ele já esteja formalizado, com um CNPJ ativo e um plano de negócios bem estruturado, ele pode recorrer às agências de fomento ou aos bancos em busca de capital. 

Nesses casos, ele terá acesso a um crédito muito mais barato do que o oferecido às pessoas físicas. 

Contratação 

Contratar um colaborador exige que a empresa cumpra uma série de trâmites burocráticos. Por isso, a empresa precisa atuar de maneira formalizada, pois isso evitará a contratação informal e possíveis processos trabalhistas. 

Nem sempre o jovem empreendedor sabe como realizar o processo de contratação de um funcionário. Nesses casos, vale a pena contratar um contador para ajudá-lo. 

Benefícios de abrir uma empresa e trabalhar com o que se gosta

Deixando de lado as questões práticas e analisando essa situação de uma perspectiva mais introspectiva, podemos citar algumas vantagens de se abrir uma empresa. 

Realização pessoal

Muitas pessoas não se sentem valorizadas ou realizadas em seus trabalhos ou carreiras. Para alguns, nem mesmo os altos salários são suficientes para incentivá-los. Isso lhe soa familiar?

Isso pode acontecer porque esses indivíduos têm perfil empreendedor e gostariam de ter mais poder de decisão sobre as atividades que desempenham — ou sobre as suas vidas. Isso só será possível se eles abrirem o seu próprio negócio. 

Contribuição com a sociedade

Toda empresa atende a uma demanda da sociedade, oferecendo alguma solução por meio dos seus serviços ou produtos. Esse sentimento de contribuição com o todo pode não ser experimentado no dia a dia de um colaborador formal. 

Por isso, muita gente decide empreender, uma vez que, dessa maneira, conseguem sentir que estão sendo mais úteis para o mundo e para aqueles que amam. 

Como vimos, existem muitos benefícios de abrir uma empresa. Você já pensou em ter seu próprio negócio? Se a resposta for sim, lembre-se de planejar essa etapa da sua vida para que essa mudança seja feita da melhor maneira possível. 

Uma das formas de fazer isso é contratando um contador para te ajudar. A 4 Mãos aproxima empreendedores dos melhores contadores do país. Conheça nosso sistema gratuitamente!

Últimos posts

17/07/2019 - 11hs

5 trâmites para abrir um negócio que você precisa cumprir!

Do instante em que a pessoa tem uma ideia de negócio até o momento...

16/07/2019 - 11hs

Por que você deve ter um contador ao tirar um negócio do papel?

Muita gente ainda acredita que para ter um negócio de sucesso basta ter uma...

15/07/2019 - 11hs

Regularização: como o seu negócio pode ficar dentro da legalidade?

A informalidade no ambiente de negócios brasileiro ainda é uma realidade. De um lado,...

Somos associados a:

Somos certificados pelo: