Como abrir uma pequena empresa? Entenda este processo

Empreendedores

Como abrir uma pequena empresa? Entenda este processo

Natalia Mantovani

|

09/11/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

Mulher pesquisando sobre o processo de como abrir uma empresa pequena
8 min de leitura

Você sabe como abrir uma pequena empresa? Esta é uma das perguntas mais frequentes que encontramos conversando com empreendedores no começo de suas carreiras.

Por isso, iremos te auxiliar nesta trajetória de como abrir uma pequena empresa, especificando alguns conceitos e desmistificando outros. Embora pareça algo denso, como abrir uma pequena empresa pode ser mais simples do que se é dito, principalmente quando se conta com a ajuda dos profissionais ideais.

Veja como abrir uma pequena empresa:

Como abrir uma pequena empresa: escolhendo seu modelo de atuação

Você pode escolher entre três modelos para como abrir uma pequena empresa: MEI, ME e EPP. MEI é a primeira categoria, relativamente básica, e tem algumas restrições sobre parceiros, faturamento e funcionários. No ME a possibilidade é maior, você pode construir um negócio de acordo com as suas necessidades. Explicaremos os detalhes de cada tipo em como abrir uma pequena empresa a seguir.

MEI – Microempreendedor Individual

O Microempreendedor Individual (MEI) é um programa em como abrir uma pequena empresa desenvolvido pelo governo federal para regulamentar quem trabalha por conta própria. Você paga cerca de R $ 50 por mês, tem CNPJ, paga para o INSS, não precisa de nota fiscal (mas pode, se precisar) e não precisa de contador. Legal para como abrir uma pequena empresa? Não muito dependendo do porte pretendido em como abrir uma pequena empresa.

O problema disso em como abrir uma pequena empresa é que o MEI é muito limitado, só permite certas profissões e não inclui, por exemplo, atividades intelectuais e profissões regulamentadas. Isso significa designers, anunciantes, desenvolvedores, consultores, etc. Eles não podem ser MEI.

Fora isso, o modelo de como abrir uma pequena empresa MEI não pode ter sócios, e pode faturar no máximo R$ 81.000,00/ano tendo no máximo um funcionário, que ganhe o valor do piso salarial.

ME – Microempresa

Em como abrir uma pequena empresa, o modelo ME oferece mais possibilidades: um ou mais sócios, faturamento anual de até 360.000 reais, possibilidade de escolher entre as atividades que abrangem a maioria das empresas, e emitir tantas notas conforme necessário em como abrir uma pequena empresa.

A diferença no processo de como abrir uma pequena empresa será o imposto a ser recolhido no ato do faturamento. Para serviços, a taxa inicial é de 4,5%. Também podem ser alterados em como abrir uma pequena empresa de acordo com o fator R-R que é a nova regra do Simples Nacional.

A vantagem disso em como abrir uma pequena empresa é que você só precisa pagar os impostos na forma de nota fiscal, ao contrário do MEI, onde você precisa pagar as mensalidades, mesmo que não haja nota fiscal.

Em como abrir uma pequena empresa, assim como o ME, seu negócio também pode aderir ao Simples Nacional. O Simples Nacional é um sistema tributário que unifica 8 modalidades de tributos, o DAS, em uma fatura por mês. Na verdade, isso simplifica sua vida como empresário e torna mais fácil manter a normalidade de como abrir uma pequena empresa.

EPP – Empresa de Pequeno Porte

A receita anual da pequena empresa (EPP) no projeto de como abrir uma pequena empresa fica entre 360 ​​mil reais e 4,8 milhões de reais, o que na verdade é apenas uma nomenclatura, pois além do ME, também pode se tornar Simples Nacional e pelo escopo do projeto, tributário diferentes taxas de impostos serão aplicadas em como abrir uma pequena empresa.

Documentação necessária no projeto de como abrir uma pequena empresa

Pensando em como abrir uma pequena empresa os documentos necessários variam muito de estado para estado e de cidade. Devido às principais diferenças entre cada prefeitura e aos diferentes requisitos de cada atividade empresarial de como abrir uma pequena empresa.

Você pode realizar todo o processo empresarial de como abrir uma pequena empresa sozinho, pois somente após o recebimento do CNPJ é que o processo contábil deve ser feito.

Porém, além de evitar alguns problemas no futuro, orientação e suporte no projeto de como abrir uma pequena empresa também são muito úteis neste sentido. Você pode pesquisar no mercado como escolher o melhor profissional para como abrir uma pequena empresa, ou então aguardar o final de nosso artigo, onde te daremos uma dica imperdível sobre como abrir uma pequena empresa com o melhor profissional a sua escolha.

Veja abaixo quais os documentos necessários para como abrir uma pequena empresa e quais são as etapas nos órgãos públicos.

Qual a relação de documentos para abrir um pequeno negócio?

  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Se casado (a), certidão de casamento;
  • Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.

Continuando nosso raciocínio sobre como abrir uma pequena empresa ou então como abrir uma empresa passo a passo, como abrir uma empresa com pouco dinheiro, como abrir uma micro pequena empresa, como abrir uma micro empresa com socio, como abrir uma pequena empresa com pouco dinheiro, o que precisa para abrir uma pequena empresa, como abrir uma empresa microempreendedor, variando de acordo com atividade da sua empresa, outros documentos podem ser exigidos, como cadastro profissional (OAB, CRM, etc.).

Após esta primeira etapa sobre como abrir uma pequena empresa, seu negócio nasce e você terá seu primeiro contrato social. O próximo passo é dirigir-se à Comissão Comercial ou ao Registro (o local será definido de acordo com a atividade realizada) para enviar sua solicitação de inscrição.

Determinadas atividades em como abrir uma pequena empresa ainda exigirão documentos específicos, deverão ser negociadas previamente com o órgão responsável, e após o cadastro na diretoria (ou cartório), você terá o CNPJ no processo de como abrir uma pequena empresa.

Como abrir uma pequena empresa com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre como abrir uma pequena empresa, e já pensou em como abrir uma empresa passo a passo, como abrir uma empresa com pouco dinheiro, como abrir uma micro pequena empresa, como abrir uma micro empresa com socio, como abrir uma pequena empresa com pouco dinheiro, o que precisa para abrir uma pequena empresa, como abrir uma empresa microempreendedor, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira no projeto de como abrir uma pequena empresa, sem falar da gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com este profissional você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final do seu projeto de como abrir uma pequena empresa, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre como abrir uma pequena empresaprimeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de como abrir uma pequena empresa.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de como abrir uma pequena empresa;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário de como abrir uma pequena empresa na internet, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente a como abrir uma pequena empresa!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de como abrir uma pequena empresa!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre como abrir uma pequena empresa, ou como abrir uma empresa passo a passo, como abrir uma empresa com pouco dinheiro, como abrir uma micro pequena empresa, como abrir uma micro empresa com socio, como abrir uma pequena empresa com pouco dinheiro, o que precisa para abrir uma pequena empresa, como abrir uma empresa microempreendedor, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Uma resposta para “Como abrir uma pequena empresa? Entenda este processo”

  1. Some truly prime blog posts on this web site , saved to bookmarks . Catrina Hakim Bidle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat