Como montar uma empresa: veja estas dicas!

Como abrir uma empresa

Como montar uma empresa: veja estas dicas!

Jorge Torrez

|

25/06/2021

|

10 min de leitura

|

Voltar

Empreendedor procurando como abrir um CNPJ
10 min de leitura

Aqui em nosso blog, falamos tudo sobre como montar uma empresa, certo? Um processo importante é saber tudo sobre isso para que você não perca dinheiro.

Existem maneiras que você precisa conhecer no detalhe para que nada de errado aconteça. Pensando em esclarecer todas as documentações, alternativas para pagar menos impostos e também falar sobre o investimento necessário no processo de como abrir uma empresa, desenvolvemos este artigo especial. Mas desde já, desejamos uma ótima leitura!

O que é preciso para o processo de como montar uma empresa?

Vamos ao passo ao passo de forma objetiva sobre abertura de empresa. O primeiro ponto quando está para iniciar um negócio, é buscar abrir sua empresa com menor investimento possível. Mesmo que tenha recursos, é importante abrir sua empresa da forma mais econômica possível.

Para isso, é necessário avaliar se o seu negócio não pode ser enquadrado como MEI (microempreendedor individual). E para entender de vez este assunto, saiba que existem alguns critérios como:

  • Faturamento até R$ 6750,00 por mês;
  • Pode ter apenas um funcionário;
  • E precisa estar enquadrado em uma atividade que se permita abrir MEI.

Nem todas as atividades empresariais podem optar por abrir MEI, devido a este tipo de cadastro empresarial ser focado em ajudar profissões que não possuem um órgão regulador.

Como tirar CNPJ MEI?

Então desde já, entenda que tirar um CNPJ MEI é muito simples. Você consegue fazer isso de forma gratuita através do portal do MEI. Caso você precise de um profissional para te ajudar, porque as vezes está sem tempo ou até mesmo se sente inseguro, basta entrar em contato com a Plataforma 4 Mãos.

Como montar uma empresa?

Bem, se o seu negócio não se enquadra na MEI, será necessário entender como abrir uma microempresa individual (Micro empreendedor individual). Nessa categoria. você pode faturar até 360mil por ano e pode ter no máximo cinco funcionários, diferente da MEI, onde pode ter apenas um colaborador.

Documentos necessários para abrir ME

A primeira coisa sobre o que precisa para abrir uma empresa é separar suas documentações pessoais, tais como RG, CPF, CNH e informações próprias, como profissão, estado civil etc. Caso tenha sócios eles também precisa ter essas informações.

Como montar uma empresa: o que precisa?

Se o seu caso você quer entender como criar uma empresa de forma autônoma, ou seja, prefere fazer isso sozinho, será necessário ir à junta comercial de sua cidade. Para isso, é importante ter bem definido quais as atividades que sua empresa vai exercer, o famoso CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Também é importante já ter sua razão social bem definida, assim como o nome fantasia de seu negócio. O mesmo vale para a natureza jurídica do seu negócio, que em resumo diz quantos sócios possui e qual o capital mínimo que vai informar no ato do processo de como abrir seu próprio negócio.

Elaboradora do contrato social

Caso você tenha sócios, será necessário contrato social que é documento para formalizar o seu negócio. Neste documento, será descrito formalmente quais são os sócios, o CNAE, definir quais os percentuais de cotas e a natureza jurídica.

Requerimento de empresário

No caso de você optar por ser um empresário solo, isso deve ser feito via requerimento de empresário. Neste documento, também será necessário informar a sua qualificação e dados do seu negócio.

Com essas informações em mãos para o processo de como abrir empresa online, você vai acessar o site de seu estado e acessar a viabilidade da abertura da sua empresa. Isso mesmo, aa junta comercial vai verificar se você há como tirar CNPJ.

Em Estados como São Paulo, o CCM já é integrado. Agora se você estiver em outro estado, é necessário fazer uma verificação. Após dar entrada para tirar seu CNPJ, você poderá acompanhar todo o processo pela internet.

Muito importante destacar que caso esteja procurando saber em como tirar o CNPJ para comércio, existe a particularidade de abrir a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda.

Após aprovação do seu CNPJ, chegou a hora de solicitar pedido do seu CNPJ na Receita Federal. Isso é feito por meio de um formulário chamado DBE (Documento Básico de Entrada no CNPJ). Você deve enviar isso para análise e aprovação da Receita Federal.

Com a aprovação feito, é hora de voltar na Junta Comercial e verificar a viabilidade de abertura foi aprovada. Ao ter isso, vai ser necessário preencher mais algumas informações, assim como pagar todas as taxas da junta comercial.

Planejamento é essencial para você que deseja saber mais sobre como montar uma empresa

Muito se fala sobre este processo, mas onde as pessoas mais pecam é na preparação de abertura da empresa. Isso porque entenda um ponto: você precisa necessariamente, traçar todas as etapas na hora de estar executando e entendendo como montar uma empresa.

Dessa forma, no caso de qualquer problema, saberá como agir. Com isso em mente, sempre decida o que será feito quando o mercado que você está prestes a entrar em três cenários: com baixas vendas, vendas equilibradas e altas vendas. Ter capital de giro se faz mais do que essencial nestas situações que citamos anteriormente, então certifique-se de trabalhar para conquistar isso. O mesmo vale para a emissão do Alvará de Funcionamento.

Também é importante entender que de fato, sua empresa vai crescer, certo? Então metas e objetivos também não só podem, como devem ser traçados. Coloque em um mesmo documento, todos os feitos que deseja alcançar com o passar do tempo e claro, trabalhe para que isso seja alcançado.

Ainda ressaltamos que em seu planejamento, você deve colocar os propósitos da abertura da empresa. O mesmo vale para os diferenciais. Aproveite para realizar um bom mapeamento do mercado para entender mais sobre o nicho que está prestes a entrar ou se dedicar 100%.

Preciso mesmo entender tudo sobre meu público ao executar o processo de como montar uma empresa?

A resposta para isso parece bastante óbvia, mas ainda é alto o número de pessoas que começam a empreender sem de fato, ter informações sobre seu público-alvo. Com isso em mente, antes mesmo de começar a procurar como montar uma empresa, entenda para quem você venderá seus produtos e/ou soluções.

Uma ótima forma de fazer isso é por meio de uma pesquisa de mercado. Você pode investir em formulários online, mas cuidado para que isso não seja respondido por pessoas que não fazem parte de seu público-alvo.

Tente entender quais cores estas pessoas preferem, a idade, poder de investimento e até mesmo o que fazem nos tempos de lazer. Os hábitos rotineiros, como que horas acordam e até mesmo quando vão para a cama, também podem ser utilizados para que você tenha uma maior assertividade.

Não pense que todas as informações captadas serão utilizadas apenas para vendas. É claro que esta será a maior finalidade, mas entenda que você pode usar isso para se comunicar e até mesmo realizar a decoração/organização onde estas pessoas irão visitar.

Uma pesquisa de mercado pode gerar diversos insights que o empreendedor nem mesmo imaginava, então não deixe isso de lado. Importante dizer que de tempos em tempos, vale a pena procurar entender se as pessoas ainda possuem o mesmo comportamento.

A pandemia do COVID-19 por exemplo, provocou diversas mudanças no comportamento dos consumidores. Pessoas que antes tinham certa resistência pelo universo online agora estão mais flexíveis sobre isso. E outras diversas mudanças.

Saiba que você deve estar na internet!

Apenas hoje, quantas vezes você usou a internet em seu dia a dia? Seja para ver as redes sociais, mandar uma mensagem no WhatsApp ou até mesmo conferir as notícias? Hoje em dia, isso está cada vez mais presente em nossa rotina e saiba que ao executar o processo de como montar uma empresa, você deve estar na internet para ter mais vendas.

Mas de nada irá adiantar se não atuar de forma profissional. Não estamos falando de você optar por usar uma linguagem robótica. Inclusive, fazer postagens mais humanizadas é mais do que necessário.

Com isso em mente, abra uma página apenas para realizar as postagens de sua empresa e jamais confunda isso como um espaço para postar fotos de familiares e amigos. Lembra do mapeamento de mercado que citamos anteriormente? Use as informações captadas neste momento para saber como se comunicar com as pessoas que você deseja ter como cliente.

Apenas o tempo irá dizer a melhor forma de você se comunicar com estas pessoas, então aproveite os primeiros meses para realizar postagens dos mais diversos temas e formatos. Isso vai lhe ajudar a aumentar a assertividade e claro, ter mais vendas. Curtidas podem não gerar vendas, mas vão fazer com que o nome de sua marca seja levado cada vez mais longe. Estas dicas valem para quem está pensando em desde como montar uma empresa de internet a até mesmo um marketplace.

Como um contador pode me ajudar no processo de como montar uma empresa?

Muitas pessoas realmente acham que a contratação de um escritório de contabilidade é um verdadeiro luxo. Mas entenda que neste caso aqui, você fará um investimento que vai gerar uma maior produtividade em seu dia a dia. Isso porque enquanto o contador trabalha cuidando de todos os processos burocráticos, o dono da empresa consegue focar na gestão do empreendimento.

Hoje em dia, os contadores estão realizando muito mais do que simplesmente cuidar de demandas do Departamento Pessoal, como emissão de folha-salário e afins. Diversos profissionais como estão agindo para que além de que o CNPJ fique longe de problemas, cada vez menos impostos possam ser pagos. Isso feito por meio da solução de assessoria tributária.

Também podemos citar que a contabilidade consultiva está ajudando diversos empreendedores a chegar mais longe. Devido a ter acesso a todas as informações do dia a dia da empresa, o contador consegue indicar o que deve ser feito para que os objetivos sejam assim concluídos. Isso inclui a realização do processo de MEI para ME, aumento para um outro porte e muito mais.

A contabilidade está fazendo mais do que simplesmente cuidar de demandas que os empreendedores e você não só pode, como deve aproveitar isso. Reuniões estão mais dinâmicas, o envio de informações está mais rápido e o contador está mais presente no dia a dia dos empreendedores. Entenda que de fato, a imagem deste profissional que trabalhava em meio a uma pilha de papeis está sendo deixada de lado.

Agora, estes profissionais estão mais ativos para que sua empresa chegue mais longe. Então entenda que a parceria pode continuar mesmo depois do processo de como montar uma empresa estiver concluído.

Quanto custa o processo de como montar uma empresa?

Talvez esteja se perguntando sobre o CNPJ quanto custa para tirar e as taxar para abrir sua empresa. Importante entender que todos os investimentos com documentações, honorário certificado digital e outro encargos, são apenas alguns assuntos. Importante no processo de como criar uma empresa.

É essencial que você separe um valor apenas para as documentações e claro, para demais custos, como matéria-prima etc.

Entendeu como montar uma empresa? Hora de empreender agora mesmo!

Agora que você sabe tudo sobre o processo de como montar uma empresa, é hora de agir para começar a trabalhar de forma legal agora mesmo! O processo pode parecer um pouco burocrático, mas saiba que uma forma de acabar com isso é optar pela contratação de um escritório de contabilidade.

E uma das formas de fazer isso é entrar em contato com a Plataforma 4 Mãos! Logo depois de entrar em contato com nosso time de atendimento, vamos realizar o cadastro em nosso painel interno para contadores, onde até 4 empreendedores podem entrar em contato. E você não paga nada por isso!

Quando estiver com tudo em mãos, basta realizar o processo de como abrir um negócio com o contador que mais atender às suas necessidades e dar entrada no processo de como montar uma empresa. Ainda ressaltamos que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre contador e empreendedor, mas no caso de qualquer problema, iremos atuar para que sua demanda seja executada.

Então não perca tempo e contate-nos agora mesmo!

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat