Empreendedores

Estudo de viabilidade econômica: Saiba como é realizado para um negócio

Lisandra Suellen

|

04/04/2022

|

11 min de leitura

|

Voltar

Estudo de viabildiade enconomico
11 min de leitura

Se você empreendedor está à procura de Estudo de viabilidade econômica e financeira, saiba que está no post certo! Pois nós reunimos nesse conteúdo algumas dicas e informações sobre o assunto para você poder aprender um pouco mais.                   

Pois sabemos que quando se trata sobre estudo de viabilidade econômica e financeira, sempre acaba gerando algumas dúvidas e curiosidades sobre o assunto, então trouxemos um conteúdo recheado de novidades e dicas para você empreendedor ter sucesso.      

Mas antes de continuarmos falando sobre estudo de viabilidade econômica e financeira, é necessário informar que esse conteúdo é para você empreendedor se inspirar, sanar a suas dúvidas e também trazer um pouco mais de conhecimento e ajudar em seu negócio.                   

Assim você empreendedor poderá aprender um pouco mais sobre estudo de viabilidade econômica e financeira, pois com as nossas dicas fará sucesso absoluto em seu empreendimento administrando melhor, então acompanhe o nosso conteúdo e desejamos uma ótima leitura!    

Viabilidade Econômica – GUIA COMPLETO

Quer saber mais sobre estudo de viabilidade econômica e financeira? Saiba que nós podemos te ajudar! Assim imagine duas situações: Então na primeira você empreendedor se depara na situação em que precisa avaliar a viabilidade de um projeto para a criação de um novo produto, proposto pela sua equipe, assim em outra, você está na fase de planejar a abertura de um novo negócio e carece de uma análise para essa ideia de empreendimento. 

Então para o desenvolvimento de ambas as propostas, o conhecimento sobre informações do mercado, público-alvo, concorrentes, fornecedores, devem ser levados em consideração e podem fazer diferença no seu resultado que irá obter no decorrer do projeto, obtendo um resultado positivo ou negativo.  

O que é uma viabilidade de negócio? 

A viabilidade de negócio consiste em um trabalho que permite avaliar se determinado projeto é possível de se realizar, se são necessários alguns ajustes para ele acontecer ou se é totalmente inviável, então essa ferramenta é capaz de apresentar informações a respeito do lucro, investimentos necessários, além é claro, de demonstrar os riscos desse investimento. 

Buscando apresentar a efetividade do negócio a partir de projeções do seu comportamento no mercado, então com a sua aplicação não há garantia de sucesso do negócio, produto ou serviço, mas ocorre sim, a minimização dos riscos, pois nele são realizadas análises de mercado da empresa, produto ou serviço, projeção de receita, custos e investimentos, taxa interna de retorno, fluxo de caixa, tendências do ramo, valor presente líquido, mão de obra necessária, faturamento, estudo da implantação física do projeto, entre muitos outros pontos. 

O momento ideal do estudo de viabilidade financeira de projetos 

Assim o plano de viabilidade econômica é primordial na condição de se avaliar um projeto, seja ele de um novo produto ou serviço, novo empreendimento, ou a expansão de algum já existente, então não basta ter a ideia, é necessário entender o mercado e presumir os retornos financeiros.  

Abrir um negócio

Como abrir um negócio próprio? Essa é uma dúvida entre muitas pessoas, mas é preciso identificar se o projeto pode gerar dinheiro com o tempo para o investidor, assim para que o projeto seja realizado de forma correta é preciso analisar o mercado que ele está inserido, como segmento de atuação, sazonalidade do setor e economia. 

Outra dica importante é nunca começar a projeção de receitas com capacidade máxima, pois pelo contrário, é preciso ser realista e projeto crescimentos para fatores além da receita, como custos e despesas, assim também o fluxo de caixa se refere a toda saída e entrada de dinheiro da empresa todos os dias, por isso deve ser observado com clareza e cuidado. 

Viabilidade de um projeto 

A viabilidade financeira segue para os indicadores financeiros e econômicos, assim neles são analisados fatores como expectativa de lucros, período de recuperação de investimentos, rentabilidade e, claro, a real efetividade do projeto, pois o conjunto das informações possibilitará as projeções e a visualização em números do potencial do projeto, das perspectivas através de cenários otimistas e pessimistas dentro do escopo e de seu retorno. 

Então isso permitirá que o responsável por ele defina diretrizes e estratégias de forma segura e com projeção de faturamento, assim dessa forma nota-se que essa ferramenta é resultado de muito estudo e embasamento sobre o tema do negócio, o que é totalmente necessário antes de se pensar em investir qualquer dinheiro em um projeto que poderá trazer problemas ainda não dimensionados. 

Viabilidade da compra de algum equipamento 

Com a enorme evolução do segmento industrial nas últimas décadas, se torna imprescindível que as empresas realizem constantes modernizações em seu parque industrial, assim com os negócios em alta serão apresentados quadros comparativos entre os diferentes tipos de configurações, as peculiaridades do processo, bem como os equipamentos envolvidos, dando ênfase ao equipamento de inserção de componentes. 

Assim o presente trabalho busca ainda, trazer para a empresa uma base mais ampla de conhecimento na área, trazendo confiabilidade no investimento e certeza na tomada de decisão, no que diz respeito ao tipo de equipamento a ser escolhido e valores envolvidos no projeto. 

Estudo de viabildiade enconomico

O que é a viabilidade financeira?

O estudo de viabilidade econômica e financeira de projetos é um estudo que busca comparar os investimentos demandados e os possíveis retornos de modo a avaliar se a abertura do negócio é viável ou não, assim esse estudo é realizado a partir da análise de mercado, da projeção do fluxo de caixa, do investimento necessário e, por fim, da pesquisa de alguns indicadores. 

Essa análise pode ser um guia para os investidores, ao evitar a realização de projetos que não trariam o retorno esperado, assim dessa forma as escolhas realizadas seriam mais promissoras e direcionadas para projetos mais rentáveis e, consequentemente, haveria uma maior satisfação. 

O que é a viabilidade econômica?

A análise de viabilidade econômica para que seja eficaz, é necessário que o estudo leve em conta alguns fatores que podem ser de mais ou menos relevância de acordo com a natureza do projeto avaliado, então por isso cada estudo é único e deve ser feito para cada plano antes que seja executado. 

Plano de viabilidade econômica: Como fazer?

O plano de viabilidade economica exige um grande levantamento de informações sobre o assunto do negócio em que se pretende entrar ou expandir, como mencionado, envolve tópicos como:  

  • Análises de mercado ou segmento; 
  • Tendências do ramo de atuação; 
  • Estudo da implantação do projeto; 
  • Projeção de receita; 
  • Custos e investimentos; 
  • Desenvolvimento e estudo dos principais indicadores (TIR, VPL, payback, ROI, Ebitida); 
  • Entre muitos outros. 

Assim o estudo de viabilidade econômica e financeira deve conseguir responder algumas perguntas como: 

  • Quais são os rendimentos e despesas esperados nos próximos anos? 
  • Qual será o rendimento do capital investido? 
  • Qual o mínimo que o negócio precisa faturar para começar a lucrar? 

1) Projeção de faturamento 

Assim o faturamento é a soma dos valores arrecadados por uma empresa pela realização de sua atividade comercial, então seja vendendo bens ou prestando serviços a terceiros, pois com isso como o próprio nome sugere, é um estudo que busca prever qual a quantia de dinheiro que uma empresa irá receber ao longo de um período pré-determinado por meio de suas vendas. 

2) Disponibilidade de capital 

Toda empresa deve ter uma quantia de dinheiro reservada para sua manutenção, chamada Capital de Giro, assim seja para pagar contas, inovar o maquinário ou simplesmente para ser aberta, então além disso qualquer custo extra como um novo produto no estoque gera uma movimentação financeira. 

Por isso, é importante se planejar e sempre ter controle sobre o fluxo de caixa, assim para saber exatamente quanto entra e quanto sai de capital do seu negócio, é bom aprender a fazer essa conta. 

3) Projeção dos custos e despesas iniciais 

Como fazer a viabilidade de um negócio e ter bons resultados? Assim podemos dizer que o investimento inicial corresponde ao valor total necessário para abertura de um negócio, então ou seja, quanto em recurso financeiro é preciso para que uma empresa comece efetivamente a operar. 

Para chegar à quantia certa, diferentes gastos precisam entrar no cálculo, tais como os gastos com infraestrutura, com produção ou aquisição dos produtos e/ou serviços, custos necessários para abrir empresa e entre outros.  

4) Use uma Planilha de viabilidade de negócio para te ajudar 

Pois a planilha de viabilidade de projetos VPL, Playback tir XLS pode ser bastante útil para analisar se vale a pena investir no seu modelo de negócio, assim com esse tipo de ferramenta, é possível fazer cálculos complexos de maneira simples e automática, então ao adotar uma planilha de viabilidade de uma empresa, você não perde tempo resolvendo fórmulas à mão. 

5) Faça projeções otimistas e pessimistas 

você já parou para imaginar como seria sua vida daqui alguns anos, certo? Pensou onde estaria, com quem estaria, o que estaria fazendo e tudo mais, não é mesmo? Além disto, é muito provável que tenha analisado as principais variáveis e alternativas que poderiam afetar os planos. 

Então em uma empesa a Projeção e Análise de Cenários funcionam basicamente da mesma forma, mas com a diferença que os sonhos e desejos dão lugar a objetivos e planos, assim a partir de um certo tamanho, as empresas não podem mais se dar ao luxo de seguir operando sem um bom Planejamento Estratégico, Tático e Operacional. Não se pode simplesmente arriscar palpites e traçar metas simplesmente baseadas em vontades. 

6) Compare os cenários 

Podemos realizar a Projeção de Cenários para as mais variadas óticas da organização, dependendo do que se quer analisar, assim entre as opções está:  

  • Cenários Estratégicos: simulações comparando os diversos caminhos que a organização poderia tomar; 
  • Cenários Orçamentários: projeções considerando várias alternativas para o uso dos recursos financeiros da empresa; 
  • Cenários Econômicos: análise das alterações nas variáveis que impactam os resultados econômicos da empresa (DRE); 
  • Cenários Financeiros: idem anterior, simulando alterações nas variáveis que impactam as disponibilidades financeiras da organização (Fluxo de Caixa); 
  • Cenários Operacionais: projeções e simulações considerando as mais diversas alternativas de uso da capacidade produtiva da companhia. 

7) Veja quais são os indicadores de viabilidade de um negócio 

Existem 4 indicadores que precisam ser mensurados e acompanhados, assim confira abaixo! 

  • Taxa Mínima de Atratividade – TMA 

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é fundamental para se calcular viabilidade de uma empresa, assim ela se refere se refere ao percentual mínimo de retorno que se espera dos investimentos feitos para conceber o modelo de negócio. 

Não existe uma fórmula específica para calcular a TMA e sua definição da TMA pode ser feita com base em diferentes parâmetros. Na maioria das vezes, utiliza-se a taxa básica de juros da nossa economia, que é a Selic, então portanto se a empresa não for capaz de gerar um retorno superior à taxa Selic, então não vale a pena investir nessa ideia do ponto de vista financeiro. 

  • Valor Presente Líquido – VPL 

Outro indicador importante para quem quer saber como calcular viabilidade de um negócio é o Valor Presente Líquido (VPL), partindo do princípio de que o dinheiro de amanhã vale menos do que o dinheiro de hoje, o VPL busca “trazer” a expectativa de lucro com o modelo de negócio para os valores de hoje. 

Ao calcular o VPL, é possível saber quanto que o lucro que espera receber valeria hoje; ou seja, qual seria o valor atual dos recebimentos que ainda estão por vir. 

  • Taxa Interna de Retorno – TIR 

A Taxa Interna de Retorno também é um importante indicador para averiguar a viabilidade econômica de uma empresa, assim a TIR se refere à porcentagem de retorno que se pretende obter sobre o valor investido no modelo de negócio. 

A fórmula é basicamente a mesma que citamos anteriormente. Porém, a TIR deve substituir o TMA e o resultado do VPL deve ser igual a zero. 

  • Payback 

Esse indicador mostra em quanto tempo será possível recuperar o dinheiro que você investiu na sua empresa, assim o cálculo vai depender da projeção do seu fluxo de caixa mensal, se o seu investimento inicial foi de R$ 100 mil e o seu fluxo de caixa é de R$ 10 mil por mês, em 10 meses você terá recuperado todo o valor investido. 

Como adquirir nosso estudo de viabilidade econômica e financeira? 

Depois de acompanharmos esse conteúdo sobre estudo de viabilidade econômica e financeira, podemos dizer que você empreendedor poderá ter muitas vantagens com o nosso simulador econômico.  

Gostou do nosso conteúdo? Para saber mais sobre esse assunto e outros acesse o nosso canal do Youtube.  

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Lisandra Suellen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.