Vou abrir um negócio: devo contar com um escritório de contabilidade?

Homem pensando em abrir um negócio

Se você está empreendendo, deve ter percebido que existem muitos pontos que devem ser analisados antes de a empresa começar a operar, certo? Um erro comum dos empresários é acreditar que devem resolver, sozinhos, todos eles. Isso ocorre com frequência com relação aos processos contábeis. Você contratou um escritório de contabilidade para abrir um negócio?

Se a resposta tiver sido “não”, tome cuidado. O trabalho de um contador vai além da entrega da declaração de Imposto de Renda (IR). 

Por isso, vamos explicar como esse profissional pode ser de grande ajuda na fase inicial de qualquer empreendimento. Vamos entender melhor esse assunto? Então, boa leitura!

1. Agilidade na abertura da empresa

Atuar de forma legalizada, seguindo todas as exigências do Governo é fundamental para ter acesso a crédito empresarial, poder contratar bons colaboradores e, claro, evitar o pagamento de multas. 

Por isso, o empresário precisa da orientação de um contador. Ao analisar os documentos e verificar quais procedimentos precisam ser realizados, o contador poupa o tempo do empreendedor. Além disso, ele reduz drasticamente o risco dessas tarefas serem realizadas de forma errada. 

Empreendedoras pensando em abrir empresa

2. Enquadramento fiscal correto

Para evitar prejuízos relacionados com o pagamento indevido de tributos, é necessário que o negócio esteja classificado corretamente na junta comercial e receita federal. Corrigir erros dessa natureza pode ser muito complicado, consumindo o tempo do empreendedor. 

Por isso, ainda que exista uma variedade de conteúdo falando sobre esse assunto, é mais seguro conversar com um escritório de contabilidade, explicando a atividade da empresa e expectativa de lucro. 

Esses profissionais analisarão as informações oferecidas e traçarão a melhor estratégia tributária possível para a sua companhia — considerando as necessidades e características da empresa. 

 

3. Cálculo do ROI ao abrir um negócio

Ao abrir uma empresa, o indivíduo está fazendo um investimento financeiro. Por isso, ele precisa descobrir quais decisões do negócio estão trazendo retorno e quais devem ser revistas — ou até descontinuadas. 

Descobrir o Retorno Sobre o Investimento (ROI, na sigla em inglês) pode ser difícil, principalmente porque o empresário não tem um olhar analítico sobre o empreendimento. Novamente, o olhar apurado dos contadores fará a diferença. 

Existe uma variedade de análises mercadológicas que um investidor pode fazer para evitar prejuízos, mas todas elas exigem que o processo contábil da empresa seja feito com rigor — desde o começo. 

4. Contratação de funcionários

Nem todo negócio terá um setor de Recursos Humanos bem desenvolvido. Em alguns casos, o próprio dono da empresa será o responsável por esse processo. 

O problema é que entender os cálculos trabalhistas, as diferenças entre as modalidades de contratação e os impostos envolvidos nessa tarefa não é simples. Trata-se de mais um exemplo em que a assistência oferecida por um escritório contábil faz a diferença. 

Depois de ler este artigo, ficou mais fácil responder à pergunta: “O empresário deve contratar um escritório de contabilidade para abrir um negócio? ” Não é verdade?

Bem, se você não tem uma ideia de como contratar um contador ou se quer apenas fazer uma pesquisa de mercado para descobrir o quanto esse serviço custa, você pode usar a 4 Mãos para isso. Trata-se de uma ferramenta digital que aproxima contadores de empresas, por meio de um sistema 100% seguro — e o melhor de tudo: gratuito! Encontre um contador agora mesmo!

Acesse nossa página no Facebook e Instagram para não perder nenhum conteúdo!

Últimos posts

Profissional de Contabilidade Digital cuidando de demandas financeiras

27/01/2020 - 12hs

Vantagens da Contabilidade Digital

Quando falamos sobre o assunto Contabilidade, muitas pessoas ainda possuem a visão do profissional...

Empresário calculando Capital de Giro de empresa

03/01/2020 - 11hs

O que é Capital de Giro?

Sendo importante para as empresas, o Capital de Giro é um termo importante que...

Homem trabalhando em uma Startup

02/01/2020 - 11hs

Startup no Brasil: veja como anda esse mercado

Sendo um dos principais modelos de negócio da atualidade, startup é sinônimo de inovação....

4 Mãos - Plataforma Online para Contadores e Empreendedores

Plataforma 4 Mãos conecta empreendedores com escritórios de contabilidade, além de viabilizar soluções digitais de economia compartilhada para diversos escritórios contábeis.

Redes sociais

Contato

Somos associados a:

Somos associados a Abradi SP

Somos certificados pelo:

Somos certificados Google