Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4mãos
O bom relacionamento entre público e empresa é fundamental para que um negócio obtenha bons resultados. Ainda assim, muitos empreendedores não sabem como melhorar o atendimento que oferecem.
Isso ocorre porque, em alguns negócios, o processo de atendimento é negligenciado. A empresa não entende que esse contato do consumidor, ainda que ele esteja insatisfeito, é fundamental para criar uma boa imagem do empreendimento.
Se você quer entender melhor esse assunto, acompanhe os principais pontos deste artigo.
Você já deve ter notado que muitos negócios estão usando robôs em canais de atendimentos específicos, como sites e redes sociais, não é verdade? Esse tipo de alternativa é muito interessante para responder as dúvidas mais simples do consumidor.
Caso o cliente deseje mais informações, esse sistema de Inteligência Artificial o direcionará para o atendente humano. Dessa forma, seus funcionários ficam liberados para tarefas mais complexas.
É comum ver pessoas insatisfeitas com um serviço pelo fato de não terem entendido a sua finalidade. Por isso, aproveite as redes sociais e suas mídias (fotos, vídeos, gifs etc.) para educar o seu cliente sobre a sua empresa.
Assim, o número de dúvidas cai e o seu negócio não precisa lidar com mensagens desagradáveis de pessoas insatisfeitas.
A equipe responsável pelo atendimento precisa desenvolver qualidades relacionadas à inteligência emocional. Caso contrário, esses profissionais absorverão as críticas que ouvem, reduzindo sua capacidade de prestar um bom atendimento.
Nesse caso, eduque os seus colaboradores para serem empáticos e sensatos, considerando que o cliente pode estar estressada porque ficou decepcionado – algo que pode ocorrer com todo mundo.
Outra dica é sempre focar em uma comunicação clara, que solucione dúvidas em vez de criar ainda mais conflitos.
O seu consumidor ficará mais satisfeito se ele notar que o seu empreendimento o trata como uma pessoa única, que entende a sua insatisfação e como esse serviço impactou as suas expectativas.
Como melhorar o atendimento exige um trabalho de estudos, dedique um tempo estudando a personalização do seu processo de atendimento.
Aplique questionários, invista em caixas de sugestões etc. Saiba se o seu atendimento está, de fato, agradando o consumidor. Dessa forma, você poderá aperfeiçoá-lo.
Agora que você aprendeu como melhorar o atendimento, ficou mais simples de entender a importância desse tipo de processo na construção da imagem da sua empresa, não é verdade?
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