Empreendedores

Como Abrir empresa em Belo Horizonte -【RECEBA 4 ORÇAMENTOS GRÁTIS】

Emily Clemes

|

11/04/2022

|

7 min de leitura

|

Voltar

Como Abrir empresa em Belo Horizonte
7 min de leitura

Você mora em Belo Horizonte e pretende abrir sua empresa, mas não sabe como abrir empresa em Belo Horizonte? Isso porque você acha algo difícil de fazer sozinho ou que não conseguirá administrar sua empresa? Se esse é o seu caso, vamos te ajudar a abrir seu negócio próprio através de nossas dicas e nossos contadores, além de falar tudo que você precisa saber sobre abertura de empresa em belo horizonte.

Como Abrir empresa em Belo Horizonte

  Assim como em qualquer lugar do Brasil, para abrir empresa em BH é necessários pensar em algumas questões, como:

  • Pensar em um planejamento;
  • Ter um capital para o investimento inicial;
  • Contratar um contador ou um escritório de contabilidade;
  • Pensar em quanto custa abrir uma empresa;
  • Se sua empresa terá sócios ou não;
  • Definir a natureza jurídica, entre outros pontos que vamos explicar no decorrer do texto sobre como abrir empresa em Belo Horizonte.

Se você ainda não pensou em nenhum desses pontos é hora de começar a por seus planos no papel e se organizar para abrir empresas em Belo Horizonte!

Empresas em belo horizonte: Principais negócios regionais

Continuando nosso assunto sobre como abrir empresa em Belo Horizonte devemos falar sobre quais são os principais negócios de Belo Horizonte.

Belo horizonte é uma cidade bem rica porque possui bastantes indústrias automobilísticas, autopeças e até mesmo construção civil. Além desses setores existem também muitos outros negócios incluindo processamentos de minérios, agricultura, indústrias, biotecnologia e muito mais.

Mas se você pensa em como abrir empresa em Belo Horizonte, mas não deseja seguir nenhuma dessas áreas fique calmo, em BH você também pode investir em restaurantes, salões de beleza, estética, artesanato ou área que você desejar.

Leia também

Abrir empresa em BH: Passo a passo

Sabemos que ao pensar em como abrir uma empresa simples surgem varias dúvidas sobre o processo da abertura de empresa em BH, afinal você sabe por onde começar quando o assunto é como abrir empresa em Belo Horizonte? Se você não sabe nem por onde começar se acalme e siga as dicas que vamos deixar para você no próximo paragrafo.

Só lembrando que caso precise de mais informações você pode visitar nosso blog do empreendedor, lá nós deixamos diversas estratégias pensando especialmente em você, empreendedor ou que tem vontade de empreender.

1. Defina o modelo de negócios da sua empresa

O primeiro passo e um dos mais importantes para a fundação de sua empresa é definir o modelo de plano de negócio de sua empresa.

É nesse momento que você deve pensar no produto que ira vender, no publico que você quer atingir ( Homem, Mulher, crianças, idosos, adolescentes e etc) e o que você pode fazer para ser um diferencial em meio a tantos comércios que existe em BH.

2. Contrate um contador via 4 Mãos

Na hora de abrir empresa Belo Horizonte você deve imediatamente procurar um escritório de contabilidade ou um contador, e felizmente aqui na plataforma 4 mãos você pode ter acesso a até 4 contadores de forma gratuita!

Para ter acesso aos 4 orçamentos dos nossos contadores, basta ir em nossa pagina e fazer um pequeno cadastro e pronto! Em até 24 horas os contadores irão entrar em contato com você para saber como poderão te ajudar!

Um contador ira te auxiliar na parte burocrática de sua empresa, ele cuidara dos documentos para abrir sua empresa, das finanças, impostos e tudo o que sua empresa precisar.

3. Escolha o tipo de empresa para abrir: MEI, ME ou EPP

Para abrir empresa em Belo Horizonte ou em qualquer região do Brasil é preciso saber qual o melhor tipo de empresa para você, mas você sabe quais são as diferenças?

Se você optar por ser MEI ( Microempreendedor Individual) você poderá contratar apenas um funcionários para te ajudar em seu negócio sem nenhum sócio, ou seja você será um empresário individual, e devera faturar no máximo ate 81 mil reais por ano.

Já sendo ME ( Microempreendedor) o faturamento anual chega até 360 mil onde você poderá contratar até 19 funcionários caso sua empresa seja uma indústria.

Na Empresa de pequeno Porte (EPP) você deve faturar entre 360mil ate 4,8 milhões de reais por ano. Lembrando que você não deve levar em conta apenas o faturamento e sim todos os requisitos que cada tipo de empresa exige.

4. Defina a Natureza Jurídica da empresa: EI, EIRELI, SLU ou LTDA

A natureza jurídica ira definir quais são as regras e os deveres que o (os) sócio (os) devera (ão) seguir. Caso o empresário decida ser empresário individual ele deve começar investindo um valor bem baixo comparado as outras naturezas jurídicas, que no caso serão mil reais.

Agora se você quiser abrir sua empresa com mais de um sócio você pode optar pela Empresa Limitada (LTDA), como o nome já diz, cada sócio terá sua obrigação de forma limitada conforme o capital investido.

Na categoria EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada ) o empreendedor deve ser o único sócio, porém não existe um limite de faturamento como no MEI ou ME.

Caso você opte pela SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) Você também não precisa ter sócios e uma característica que muda ente a EIRELI e a SLU é que na SLU você não precisa possuir um capital social para abrir sua empresa, já que na EIRELI é necessários no mínimo o valor de 100 salários mínimos.

5. Escolha as atividades para exercer (CNAEs)

A sigla CNAE significa  Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE é o que classifica quais serão as atividades exercidas em sua empresa  e se aplica tanto para as empresas privadas como para as empresas públicas.

Então ao escolher quais serão as atividades exercidas pela sua empresa você devera se enquadrar no código da atividade econômica e seus critérios que são usados em vários órgãos da administração tributaria do Brasil.

6. Elabore o Contrato Social com a participação dos sócios

O contrato social nada mais é que um documento que terá todas as informações sobre a empresa e a responsabilidade de cada sócio que existem nela.

Ao abrir empresa BH é necessário recorrer ao cartório para fazer o contrato social e evitar quaisquer tipos de problemas futuros.

7. Separe os documentos necessários para efetuar o registro na Junta comercial

Os documentos devem ser separados com antecedência antes d recorrer a junta comercial, então tenha em mãos ao pensar em como abrir empresa em Belo Horizonte:

  • RG e CPF;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Cópia do IPTU (ou documentação que comprove a inscrição imobiliária);
  • Comprovante de endereço.

Esses são os principais documentos que não podem faltar na hora de ir à junta comercial.

8. Faça a Inscrição Estadual ou Municipal

Depois de todos esses passos é o momento de recorrer até a prefeitura ou ao governo municipal para fazer a inscrição de sua empresa.

A inscrição municipal é indispensável e todas as empresas devem ter para que atue legalmente em seu município, então não deixe de fazer sua inscrição Estadual ou Municipal.

Quanto custa para abrir uma empresa em BH?

 A abertura de empresa BH pode variar de região para região, mas os gastos consistem nas documentações, na hora de contratar um contador, no espaço, investimento inicial, compra de mercadoria e outros fatures.

Como explicamos o valor pode variar muito, mas geralmente fica entre R$ 1.500,00 á R$ 3.000,00.

Como escolher uma contabilidade BH: Abertura empresa

Para escolher uma contabilidade que saibacomo abrir empresa em Belo Horizonte nós podemos te ajudar a encontrar o contador mais próximo de você, e o melhor é que com a gente você tem mais de uma opção para decidir qual é o melhor contador para cuidar do seu negócio com um bom preço e um bom serviço, então não deixe de acessar nosso site e receber os orçamentos dos nossos contadores.

 Próximo passo de como abrir empresa em Belo Horizonte

Chegamos ao fim desse texto sobrecomo abrir empresa em Belo Horizonte, e agora que você já sabe tudo o que tem que fazer o próximo passo é por todas essas dicas em pratica e realizar o seu sonho de ter o próprio negócio.

Caso você queira saber como abrir uma empresa simples nacional nós também temos um conteúdo completo para tirar todas suas duvidas, então não deixe de ler!

Como abrir uma empresa

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.