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Por: Jorge Torrez
Redator 4mãos
Há alguns anos tem sido possível observar como a internet se tornou um solo fértil para diversas fontes de renda, principalmente agora com o aumento do desemprego e o isolamento social.
Por exemplo, podemos citar o número crescente de pessoas que estão trabalhando com marketing de afiliados por ter se mostrado uma opção bastante lucrativa e prática, por ser online.
Apesar da sua crescente popularidade, no ano de 2019, a Receita Federal anunciou algumas mudanças nas regras para Microempreendedores Individuais (MEI) e, muita gente que recorria à abertura de um CNPJ para ampliar suas possibilidades como afiliado ficou perdido.
A medida costumava ser tomada como tentativa de ampliar os ganhos, visto que apenas com o CPF, os custos são muito altos.
Porém, a Receita Federal modificou quais atividades são permitidas para MEI, e o marketing de afiliados não consta na lista. E agora? Você sabe como fica sua situação? Confira a seguir o material que preparamos e tire suas dúvidas sobre o assunto!
Podemos definir o marketing de afiliados como uma extensão do marketing digital, que tem como objetivo estender as formas e canais de comunicação que sejam capazes de atrair a atenção do possível cliente.
Atualmente, os consumidores estão mais exigentes e possuem as suas convicções particulares sobre o que lhes agrada na hora de comprar um produto, por isso a atuação do afiliado se torna essencial para o sucesso das vendas de qualquer produto.
De maneira bem simples, aquele que pratica o marketing de afiliados recebe uma comissão para promover o produto – ou produtos – de outras pessoas e empresas.
Dessa forma, nada mais é que divulgar a criação de um determinado item e receber uma comissão das vendas pelo marketing realizado.
Assim, não é à toa que essa área é um dos negócios que tem se tornado mais popular quando o assunto é ganhar dinheiro totalmente online. Essa movimentação ocorre principalmente pelo bom retorno diante de um rendimento relativamente baixo.
A atuação do afiliado consiste em promover um ou vários produtos e, com isso, tentar atrair consumidores para adquirir os itens em questão.
O objetivo principal é realizar o maior número de vendas, claro, e a partir daí, receber comissão proporcional. Para que todo esse processo dê certo, é preciso saber que o marketing de afiliados funciona a partir dos passos a seguir:
Como já descrevemos por aqui, o trabalho do afiliado é divulgar produtos em troca do recebimento de comissões pelas vendas realizadas. Toda essa transação ocorre no ambiente virtual, tornando todo o processo mais simples e sem tanta burocracia.
De início, aqueles que têm interesse em serem afiliados, começam a realizar as vendas como pessoa física e esse é realmente o caminho mais indicado.
Entretanto, com o passar do tempo e melhora progressiva dos ganhos, o CPF acaba limitando a atuação dos afiliados, além de encontrar dificuldades com alguns problemas administrativos e de contabilidade.
Por isso, a solução encontrada para dar continuidade ao crescimento da carreira no marketing de afiliados, foi a abertura de um CNPJ se tornando um Microempreendedor Individual (MEI).
Através de um MEI, era possível legalizar a atividade com uma carga tributária mínima, tornando todo o processo mais simples e mais rentável.
Infelizmente, essa não é mais uma realidade para o afiliado aqui no Brasil. Em 2019 a Receita Federal atualizou a lista de atividades que podem ser compreendidas como MEI e o marketing de afiliados não é uma delas.
Leia também: Contabilidade para afiliados e infoprodutores: Saiba como contratar
A partir de 2019, a categoria de Operador de Marketing Direto saiu da lista de atividades permitidas para serem microempreendedores e, a partir de então, para se tornar um afiliado legalizado é preciso migrar e abrir uma empresa como Microempresa (ME).
É bastante comum encontrar muitas pessoas confusas ao analisar a lista de atividades que podem ser compreendidas como MEI e se depararem com a ocupação de “promotor de vendas”. Será que o afiliado não pode se encaixar aí?
A resposta é não. De forma bem simples, a função do afiliado é realizar ações de marketing, enquanto o promotor de vendas é representante de um produto – ou marca – em um determinado ponto de venda físico.
Assim, o promotor de vendas se diferencia de um afiliado por conta dessa característica principal.
O caminho natural a seguir é iniciar a carreira de afiliado apenas com o CPF. Entretanto, em pouco tempo, já é possível perceber que não ter um CNPJ limita seus ganhos.
Em geral, as plataformas de marketing de afiliados não permitem o saque no valor acima de R$ 1.900,00 para contas que não sejam empresariais.
Assim, a principal vantagem de ter um CNPJ é a possibilidade de sacar o valor que quiser nas plataformas de afiliados.
Além disso, ganhar crédito no mercado e ter uma estrutura totalmente voltada para o crescimento do seu negócio, também são pontos bastante positivos que devem ser levados em consideração no momento de tomar essa decisão.
Hoje em dia existem afiliados em duas situações diferentes: aqueles que já haviam se tornado MEI para atuar dessa forma e aqueles que ainda continuam atuando apenas com o CPF. Confira a seguir os caminhos para regularizar os dois tipos de cenário.
Se você se tornou afiliado antes da mudança realizada pela Receita Federal, é bem possível que você seja MEI cadastrado como Operador de Marketing. Bom, e agora? Como regularizar essa situação?
Nesse tipo de caso é preciso iniciar o mais rápido possível o processo de adequação da sua empresa.
A primeira atitude que você deve tomar é encontrar um contador para regularizar sua situação. Em seguida, será necessário enquadrar a sua empresa dentro do Simples Nacional e se desfazer do MEI.
Com o auxílio do contador, você poderá encontrar qual o modelo mais adequado para o seu negócio, assim será possível realizar o plano tributário que melhor se aplica ao modelo da sua empresa e com as atividades executadas.
Para se tornar um afiliado legalizado será necessário abrir uma empresa como ME ou outro regime tributário que não seja MEI.
Para que isso seja possível, é imprescindível contratar um contador licenciado que seja capaz de realizar todo o procedimento de abertura corretamente, além de realizar a contabilidade da empresa.
Dessa forma, você poderá dar continuidade aos seus ganhos pelo marketing de afiliados. Ao regularizar a sua situação e dar continuidade à sua atuação com um CNPJ, será possível aumentar seus ganhos e melhorar ainda mais sua performance como afiliado.
Artigo com a colaboração da contadora Denise Costa, responsável pela Hope Contábil em Belo Horizonte/MG.
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