Canvas Proposta de Valor: Guia completo com exemplos práticos

Redator 4mãos

Por: Emily Clemes

Redatora 4 Mãos

20/06/2022

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Você já ouviu falar do canvas e de como a proposta de valor do Canvas pode ajudar os empreendedores a conquistar os clientes e melhorar o seu negócio?

O Canvas pode te ajudar a criar o seu plano de negócio e a melhor parte é que ele é simples e de grande ajuda mesmo para quem tem dificuldade de administrar o seu negócio sozinho.

Nesse texto vamos te ajudar a entender o que é proposta de valor e te deixar alguns exemplos reais para que você possa se inspirar.

O que é Canvas Proposta de Valor?

A primeira pergunta que vamos responder é o que é Canvas proposta de valor. O Canvas é uma ferramenta que serve para gerenciar o começo de uma empresa ou um negócio além de ser uma ótima ferramenta para quem está começando.

O canvas serve também para aquelas pessoas que desejam mudar algo em seu empreendimento, como por exemplo, mudar o local, trazer um produto novo, trazer uma solução nova e assim por diante.

O canvas permite que o empreendedor tenha uma estratégia e possa visualizar essa estratégia de forma clara no papel antes de por essa ideia em prática!

Com o Canvas proposta de valor o empreendedor diminui a chance de sua estratégia falhar e aumenta a probabilidade de fazer sucesso.

Passo a passo canva proposta de valor

Vamos falar agora sobre o passo a passo canva proposta de valor, assim você saberá exatamente por onde começar e qual é a hora de finalizar a sua proposta de valor.

O primeiro ponto para sua proposta de valor precisa ser uma lista com os produtos e serviços que você irá ofertar ao seu cliente é nessa hora que você deve pensar em qual solução você irá criar para entregar ao seu cliente.

O segundo passo é ter empatia, ou seja, olhar para a dor do cliente e pensar quais são esses problemas e quais são os desejos que o cliente tem.

Depois de você entender qual é a dor que o seu cliente tem enfrentado é hora de pensar em como a solução irá agregar valor para esse cliente.

Analisando a situação do seu cliente é hora de começar a pensar na solução é hora de pensar em como o cliente realiza tarefa como a  sua solução pode ajudar esse cliente a não passar mais por essa dificuldade e quais são os ganhos que esse cliente gostaria de ter irá ter depois da solução que você trazer para o seu cliente com seu produto ou serviço.

A prioridade é olhar o que é importante para o cliente

Tenha sempre em mente que a prioridade é olhar o que é importante para o cliente, no tópico a cima, começamos a nossa proposta de valor com uma lista de produtos ou serviços que a empresa irá ofertar para resolver um problema que o cliente está tendo, ou seja, primeiro você deve olhar para o que o cliente está dando importância e a partir daí começar a pensar na estratégia para resolver essa situação.

Lembre-se que para criar uma solução você precisa focar no problema muitas pessoas erram ao pensar em criar uma estratégia legal para o empreendedor achando que aquela estratégia tem valor, mas não pensa em como essa estratégia irá agregar valor para o cliente.

E lembre-se que o cliente é o patrimônio mais importante de uma empresa, então toda vez que você for criar uma solução e estude sobre o principal problema.

Como o cliente realiza a tarefa atualmente?

Um exemplo de olhar para o que é importante para o cliente é pensar em como o cliente realiza a tarefa atualmente e qual a jornada desse cliente ao contratar a solução.

Supomos que você trabalha como mecânico e então chega um cliente que trabalha como Uber e não tem conseguido atingir a quantidade de corrida desejada porque a cada cinco corrida ele tem problema com freio, essa é a realidade do seu cliente ele está trabalhando menos atualmente por ter um problema com freio.

Qual a jornada desse cliente ao contratar a solução

Agora que você já entendeu como o cliente realiza a tarefa atualmente (nesse caso por causa do problema com o freio não consegue trabalhar direito) é hora de saber qual será a jornada desse cliente.

Ele te contrata para prestar um bom serviço e é aí que entra o Canvas proposta de valor, porque você já analisa a situação sabe qual é o problema e agora irá criar a solução para o problema do seu cliente.

O objetivo tanto do cliente quanto o do empreendedor é fazer com que a jornada desse cliente depois que você como o mecânico arrumar o freio do carro é que o cliente volte a fazer as suas corridas normais e não tem mais problema com aquilo, ou seja, o motorista não terá mais prejuízo e conseguirá trabalhar quantas horas ele quiser com suas corridas.

Quais os problemas ou desejos que o cliente tem ao realizar a tarefa?

Se você reparar no exemplo que deixamos acima o empreendedor que no caso era mecânico teve que entender qual era o problema do motorista de Uber e quais eram seus desejos.

Esse exemplo que usamos é bem simples e fácil de entender, também é fácil de descobrir qual é a necessidade do cliente, mas você pode usar o canva proposta de valor em situações mais complexas em que talvez você ainda não saiba qual será a solução, mas você já tem o problema em mãos e deve analisar detalhadamente Quais são os principais pontos para a partir daí começar a criar uma estratégia para solucionar a dor do cliente.

Como a sua solução pode resolver as dores do cliente?

Depois que você analisar um problema e chegar numa conclusão é hora de pensar como a sua solução pode resolver as dores do cliente.

Como explicamos para trazer a solução não se pode só ter a opinião do empreendedor e os desejos do empreendedor, é necessário saber quais são os desejos e as necessidades do cliente!

Por esta razão a sua solução precisa estar voltada para o que o seu cliente quer e a partir daí você irá ver como a sua solução poderá resolver a situação do seu cliente.

Como a sua solução agrega valor ao cliente?

Depois que você pensar em todos esses pontos e chegar a solução você deve pensar em como a solução agregou o valor ao cliente, ou seja, além de resolver o problema você precisa agregar um valor ao seu cliente.

Isso fará com que você torne aquele cliente fiel ao seu serviço ou ao seu produto e além disso, você será reconhecido como um bom profissional e será indicado para outras pessoas a partir do momento em que você focar no cliente e no problema e dores dele você estará trazendo uma inovação não só para ele, mas para toda a sua empresa.

Quais os ganhos do cliente com a sua solução?

Outro ponto importantíssimo que você deve levar em consideração é quais os ganhos do cliente com a sua solução. No caso do motorista de Uber que citamos acima o ganho dele seria de mais corridas e consequentemente mais dinheiro além de evitar que aquele motorista sofresse algum acidente.

Os ganhos não se tratam apenas de dinheiro, mas também de qualidade de vida qualidade no trabalho e segurança além de outros pontos.

Proposta de valor canvas exemplo reais

Vamos trazer aqui um exemplo real de proposta de valor cama que provavelmente você já ouviu falar e já frequentou esse restaurante que é o McDonald’s vamos ver agora quais são os passos que o McDonald’s teve que seguir para trazer uma proposta de valor aos seus clientes.

É importante que você saiba que depois que você chegar à proposta de valor você precisa dar continuidade para que essa proposta se torne algo real e possível vamos ao caso do McDonald’s.

O dono do McDonald’s analisou a situação dos clientes e viu que os seus clientes buscavam por lanches rápidos e de qualidade e definiu como um público-alvo as crianças, jovens e a família em geral.

Algo interessante também é que o McDonald’s expande o rápido e por isso gerou oportunidades para os empreendedores vendendo franquia, nesse caso o McDonald’s trouxe uma solução para dois tipos de clientes aquelas pessoas que apenas queriam comprar lanche e aquelas pessoas que queriam gerar renda com o empreendimento.

Para que isso fosse possível o McDonald’s precisou de parceiros como fornecedores de alimentos e insumos para tornar esses Lanches reais e vender as suas clientes com qualidade, mas não basta ter apenas um ingrediente ainda era preciso pensar nos recursos chave, ou seja, na marca, na receita, no local, no marketing e também nas vendas e no dinheiro que o dono do McDonald’s teria que investir para tirar esse plano do papel e trazer soluções aos seus clientes.

E para isso o empreendedor do McDonald’s teve que passar pelas 9 seguinte etapa:

  1. Segmento
  2. Proposta de valor
  3. Canais
  4. Relacionamento
  5. Fontes de receitas
  6. Atividade chave
  7. Recursos chaves
  8. Parceria chave
  9. Estrutura de custo

Resumo do Canvas da proposta de valor

Estamos chegando ao fim do nosso conteúdo e para ter certeza que você vai acabar de ler esse texto não tendo mais nenhuma dúvida sobre camas propostas de valor vamos deixar aqui agora um resumo de tudo que falamos aqui.

Assim você já poderá começar a montar o seu próprio Canvas proposta de valor retirar a sua ideia do papel.

Leia também

Perfil do cliente

Importante você definir o seu público-alvo e entender Qual é o perfil do seu cliente alguns pontos que você deve levar em consideração são:

Mapa de valor

Pense no que você pode agregar de valor na vida desse cliente, como você pode facilitar o dia a dia desse cliente.

E isso você descobrirá na hora que pensar nas dores dos seus clientes e criar a melhor solução possível para evitar essa dor atual do cliente e transformar isso em algo leve a ponto de não ser mais um problema.

Encaixa da sua solução com a necessidade do cliente

Depois que você criar a sua solução é hora de encaixar essa solução na necessidade do seu cliente talvez a solução que você crie para um determinado cliente não sirva para outro e é por isso que você deve tratar cada cliente de forma única e particular.

Com isso você conseguirá resolver o problema de todas as suas clientes e estará todo dia trazendo inovação para o seu negócio

Conclusão: Canvas Proposta de Valor

Então chegamos ao fim do nosso conteúdo sobre Canvas propostas de valor e agora você provavelmente já tem um plano de negócio pronto para por em prática.

Se você gostou desse conteúdo e deseja ler mais textos como esse corre lá na nossa página da 4 mãos porque temos um blog do empreendedor onde deixamos todos os dias conteúdos como esse para você empreendedor que está começando agora possa se organizar da melhor forma possível! Te esperamos no próximo texto e te desejamos todo sucesso!

Redator 4mãos Emily Clemes

Redatora na empresa 4 mãos, 21 anos e entregando informações valiosas, análises aprofundadas e orientações práticas, direcionadas especificamente para empreendedores, empresários e aficionados por tecnologia. Contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

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