Contabilidade para ONGs | 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores
5 min de leitura

Sendo o tipo de instituição não focada em lucro e sim em uma ação social, hoje em dia muitas ONGs estão optando por contratar uma contabilidade do terceiro setor. E você sabia que esse tipo de local também precisa ter um CNPJ próprio, apesar de o dono da mesma não precisar declarar imposto de renda? E este é um dos motivos pelos quais resolvemos elaborar esta página.

Com foco em lhe ensinar mais sobre todos os benefícios de optar por uma contabilidade do terceiro setor, hoje vai ser possível entender mais porque você deve optar por fazer esta contratação. Boa leitura!

O que é terceiro setor?

Caracterizam-se como empresas do terceiro setor todos os empreendimentos que não são, nem do setor privado ou do setor público. É por este motivo que ONGs (Organizações Não-governamentais) e igrejas precisam se autonomear como empresas do terceiro setor.

E podemos dizer que hoje em dia existem muitos escritórios de contabilidade do terceiro setor, estes focados apenas em atender associações e demais companhias que não são nem do setor privado ou governamental.

Você pode não saber ou até mesmo acreditar que pode não precisar de uma contabilidade do terceiro setor, mas apenas com a ajuda destes profissionais vai ser possível se dedicar integralmente á fazer o bem. Entenda isso como uma forma de ter mais tempo para sua ONG atender mais pessoas e/ou animais. Um dos exemplos é a conquista de um CNPJ. 

  1. Você deve não saber, mas contabilidade do terceiro setor vai lhe ajudar a ter um CNPJ próprio

Para que uma ONG tenha acesso a créditos especiais e com juros menores, é necessária que esta tenha um CNPJ para chamar de seu. E no caso de você não ter muito conhecimento para realizar esse procedimento, um escritório de contabilidade do terceiro setor pode ajudar.

Sendo responsável por cuidar de todo o procedimento para que o proprietário possa se dedicar a outros assuntos, basta aguardar que tudo seja feito pelo contador. Além disso, este profissional também pode cuidar da emissão de outros documentos, como por exemplo o Alvará de Funcionamento e demais licenças necessárias para a ONG funcionar sem impedimentos.

Então mesmo que sua associação ainda não esteja aberta, considere fazer uma contratação de uma contabilidade do terceiro setor para já entrar neste mundo da melhor forma possível: sem problemas e gastando o mínimo de dinheiro possível.

  • Vai ser possível se dedicar mais às suas atividades se optar por uma contabilidade do terceiro setor

Sabe-se que cuidar de uma ONG pode ser uma tarefa que possui muita arduosidade, mas imagine se você cuidar do gerenciamento de todo este local e ainda ter que resolver demandas de contabilidade? Por isso é importante contar com o apoio de uma contabilidade do terceiro setor.

Enquanto o escritório de contabilidade trabalha para que sua ONG tenha o mínimo de problemas possíveis, você vai conseguir agir para muda a vida de cada vez mais pessoas e/ou animais.

Sabemos que a rotina de uma pessoa que cuida/é dono de uma ONG ou associação pode ser bem corrida, onde muitas vezes, estas até fazem isso como uma espécie de passatempo para fazer o bem.

Por este motivo é interessante que você redirecione uma parte da renda para ter o apoio de profissionais de contabilidade. Apesar destes serem úteis para que uma ONG consiga um CNPJ existem outros diversos processos que um contador pode ser útil.

  • Problemas legais e fiscais poderão ser facilmente resolvidos por uma contabilidade do terceiro setor

Como todo e qualquer local que se realiza uma atividade, hoje em dia são exigido diversos documentos para que uma ONG possa funcionar sem problemas. E como estes possuem uma data de validade, é importante ter um profissional de contabilidade do terceiro setor para que a associação não tenha que ser fechada de um dia para o outro.

E este é mais um motivo para você fazer uma contratação como essa: antes mesmo de toda sua documentação expire. E podemos citar o mesmo exemplo do parágrafo anterior: enquanto você trabalha para fazer o bem em sua ONG, o contador faz tudo para que os problemas sejam os mínimos possíveis.

  • É possível pagar cada vez menos impostos se você contar com uma contabilidade do terceiro setor

Apesar de muitas pessoas acharem que empresas do terceiro setor não pagam impostos, isso não é verdade. Empresas como essa ainda precisam comprovar que a renda gasta não é proveniente de sonegação ou lavagem de dinheiro, prática que infelizmente ainda é muito comum.

E o que você fará para cuidar de demandas que não podem dar errado? A melhor forma de fazer isso é optando por um contador. Este profissional possui o conhecimento necessário para desenvolver toda a documentação de gastos e entrada de dinheiro, como por exemplo a DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais).

Também pode ser possível pagar cada vez menos impostos, já que muitos escritórios de contabilidade hoje em dia estão trabalhando para que uma empresa ou local com CNPJ gaste cada vez menos com instituições públicas sem ficar fora da lei.

Precisa de ajuda para encontrar contabilidade do terceiro setor? Conte com a 4 Mãos!

Agora que você entendeu a importância de ter o apoio de um escritório de contabilidade em seu dia a dia, o que acha de encontrar um para sua ONG ou igreja o quanto antes? É hora de entrar em contato com a plataforma 4 Mãos para isso acontecer!

Como uma plataforma que conecta donos de uma empresa e contadores credenciados ao CRC, tudo o que você precisa fazer é entrar em contato conosco para receber até 4 orçamentos dos escritórios parceiros de nossa plataforma.

E o seu trabalho aqui é o mínimo possível: logo depois de preencher o formulário e responder as perguntas de nosso time de atendimento, basta esperar o recebimento de até 4 orçamentos de contadores diferentes.

 Está com tudo em seu e-mail? Agora é só realizar o fechamento da parceria com o escritório que mais lhe agradar. Lembrando que a 4 Mãos não influencia na escolha e acordos feitos entre solicitante e escritório de contabilidade.

Então o que está esperando? Entre em contato com a plataforma 4 Mãos agora mesmo: leva menos de cinco minutos para você preencher o formulário. Aproveitando, não deixe de nos seguir nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Além disso, acesse nosso blog para ler diversos artigos sobre o mundo do empreendedorismo.

ENCONTRAR MEU CONTADOR AGORA!

Solicite seu orçamento






Receba até 4 orçamentos grátis